Antes que se comece uma discussão racional sobre a existência ou não de Deus, a primeira coisa a se fazer é perguntar "O que é Deus ?". A grande questão ignóstica. Tire suas próprias conclusões.
Chrystian Revelles Gatti.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Toda religião possui um ídolo!
Daqui a alguns dias nesse blog eu começarei a postar meus estudos para a busca da "religião primordial e comum", que é a base em comum de todas as religiões. Todas as religiões foram edificadas sob uma mesma base de princípios, leis, histórias e simbolismos. Um dos princípios da religião-base é a existência de um ídolo. Toda religião (merecedora de ser chamada por este termo) possui um ídolo que serve como exemplo à ser seguido por seus membros. Os ídolos são em maioria homens que atingiram um nível de iluminação e santidade, que tinham bons princípios e melhoravam o mundo à sua volta. Servindo de exemplo para os seguidores da religião, os religiosos tentam melhorar éticamente e moralmente inspirados por ele. Chegue à suas próprias conclusões, será que o ser humano precisa de um ídolo a ser seguido? Ou será que o homem-crente precisa de um líder a ser seguido? Então o incrédulo não precisa de um ídolo a ser seguido? Ou precisa?
Chrystian Revelles Gatti.
Chrystian Revelles Gatti.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Tema: O Panteísmo
Tido como uma das mais racionais concepções de Deus, o panteísmo acredita que "Deus" é a criação como verbo e como substantivo. Para a maioria, Deus é o começo de tudo, o verbo criação, e, ao mesmo tempo, tudo, o substantivo criação. Assim sendo, para os panteístas, Deus é tudo: a natureza, as pessoas, os animais, as estrelas, o(s) universo(s), etc. Para alguns, este todo é uma entidade, assim como células formam tecidos que formam órgãos que formam um organismo, muitos panteístas creem que todos formam um ser extremamente superior. Há ainda uma outra concepção que leva ao mesmo resultado: Que tudo é como um quebra cabeça-cada pecinha tem sua função, e juntas, formam peças cada vez maiores, nesse caso, Deus seria o quebra-cabeça completo.
Tire suas próprias conclusões.
Chrystian Revelles Gatti.
Tire suas próprias conclusões.
Chrystian Revelles Gatti.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Tema do dia: Coitado do Ateu!
Coitado do Ateu, aquele que afirma não acreditar em Deus. Tendo cada pessoa no mundo um ponto de vista diferente das coisas, Deus significa uma coisa para cada uma delas. Deus, para uma pessoa, pode ser o sentimento "Amor", quanto para outra, pode ser um velho barbudo que vive numa nuvem e castiga quem não acredita nele. Ao se declarar "Ateu", o sujeito se passa por incrédulo desde um velho barbudo castigador até do próprio sentimento amor. Coitado do Ateu, que é mal-entendido e visto com preconceito pela maioria. Ateus são apenas pessoas que não acreditam em nenhum deus, o que não significa que não acreditam em coisas como o amor, a bondade, e tudo mais. Ateus podem, inclusive, acreditar até na vida pós-morte. Coitado do Ateu.
Chegue a sua própria conclusão.
Chrystian Revelles Gatti.
Chegue a sua própria conclusão.
Chrystian Revelles Gatti.
domingo, 24 de maio de 2009
A Religião
Tendo como verdadeiro objetivo promover a união dos homens através da fé, as maiores religiões do hoje-em-dia tem feito totalmente o contrário. Deixando se levar pelos dogmas e pelo fanatismo, as grandes religiões caminham em direção ao abismo. Ao invés de conciliar a ciência e incentivar a evolução do homem, a religião está o atrasando assim como fez na época do renascimento e do iluminismo, e em muitas outras épocas também. Não parecendo superar o pensamento medieval, a igreja ainda insiste em teimar com a evolução do homem, um exemplo disso é o protesto da igreja em relação às pesquisas com células-tronco. A religião, na verdade, deveria começar aonde a ciência para e não se intrometer nos assuntos científicos. A religião começa na crença, exatamente onde a ciência para. A ciência não crê em nada, ela apenas testa e ou sabe ou não sabe da existência das coisas. Quanto à religião, ela crê (pois se soubesse da existência do que ela crê, ela deixaria de crer para passar a "saber" da existência). O homem religioso deve CRER, cujo significado é equivalente a amar: Amar sem esperar receber em troca, crer sem saber se existe ou não, crer por amor, crer é amar. Pois isto tem sido cada vez mais raro, o homem tem acreditado cada vez menos por amor, e cada vez mais por esperar receber algo em troca, como um paraíso. O verdadeiro significado de Religião já se perdeu nos dias de hoje, a fé não tem unido homens e sim os separado cada vez mais e se tornado motivo de briga. Poucas são as religiões que mantem o princípio da "Caridade" e o aperfeiçoamento moral e ético. A religião está desmoronando junto com seus dogmas e a filosofia, o questionamento e a conclusão estão cada vez tomando mais espaço no coração e na mente do homem, o que por um lado é bom. Mas, sendo a ciência responsável pelo conhecimento, a filosofia pela sabedoria e ideologia, e a religião pela crença, o que será do homem sem a religião ? Irá o ser humano parar de crer e especular e passar a ficar na dúvida sobre as grandes questões existenciais irrespondíveis ? Ou será que uma nova religião será capaz de unir mais o ser humano, sem dogmas, conciliando a ciência e aperfeiçoando a moral e a ética humana ?
Chegue a sua conclusão.
OBS: A ciência não ensina a amar o próximo como a ti mesmo.
Chrystian Revelles Gatti.
Chegue a sua conclusão.
OBS: A ciência não ensina a amar o próximo como a ti mesmo.
Chrystian Revelles Gatti.
Explicando o que é Filosofia
A Filosofia é o seu pensamento, questionamento e por final conclusão sobre tudo e todos. Formando sua própria ideologia e opinião sobre tudo. Toda religião, movimento, pensador individual ou ideologia, possui uma filosofia. A filosofia é o resultado do ato de filosofar, que é pensar, questionar, e chegar a uma conclusão. Nesse blog a gente vai pensar sobre, questionar, e chegar a conclusões sobre um monte de ideologias e religiões que temos por aí. Boa viagem.
Filosofia, Ideologia e Crença
Seja bem-vindo ao Blog Filosofia, Ideologia e Crença, por Chrystian Gatti \o
Assinar:
Comentários (Atom)